Escola Abigail Borralho em Dourados preserva história em novo prédio que esta em reforma

Barbosinha ainda fez questão de se encontrar com os alunos

Com o professor Nei, Barbosinha ouve relatos do diretor Ramão Vieira sobre história da escola

Com o professor Nei, Barbosinha ouve relatos do diretor Ramão Vieira sobre história da escola

A reforma da Escola Estadual Abigail Borralho, em Dourados, que est√° sendo executada pelo Governo do Estado, inclusive com a ampliação de salas de aulas e moderno conceito de mobilidade e segurança, também preserva aspectos históricos do estabelecimento. Construído em 1942, como base militar do Comando Exército na cidade após o fim da II Guerra Mundial, o prédio vai manter a estrutura arquitetônica do século XX.

Conforme o diretor Ramão Agedo Vieira, historiador por formação acad√™mica, v√°rios episódios épicos marcam a vida da escola que ele comanda h√° oito anos no Município. "Até hoje permanece, inclusive, uma lenda de que sob a quadra de esportes poderia ter sido construído uma espécie de bunker, espaço secreto que pode ter servido como paiol para o armazenamento de armas de guerra, o pessoal da construção encontrou aqui uma estrutura reforçada que indica nesse sentido", relatou o diretor.

Ramão Vieira, que j√° dirigiu as escolas Avani Cargnelutti Fehlauer e Clarice Bastos Rosa, da Reme (Rede municipal de Ensino) antes de ter sido eleito para o Abigail, recebeu, nesta semana, juntamente com a coordenadora Rosimary Narcizo, a visita do vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e do coordenador regional de Educação em Dourados, Nei Elias Coinethe, para vistoria ao est√°gio de evolução das obras.

No local, o vice-governador foi apresentado aos oper√°rios e ao encarregado do serviço, aos quais cumprimentou pela qualidade do trabalho realizado e percorreu as depend√™ncias em obras. A cada parada, uma observação sobre aspectos da história da construção octogen√°ria que até agora só havia recebido uma minirreforma, em abril de 1998, na gestão do ex-governador Wilson Barbosa Martins. Desta vez, o Estado investe R$ 5.344.302,09 na reforma completa e ampliação da unidade.

Barbosinha ainda fez questão de se encontrar com os alunos, transferidos para a secretaria paroquial da Igreja São José, h√° cem metros de onde ocorre a transformação da Abigail Borralho. Na sala do 9¬ļ. Ano do Ensino Fundamental, conversou com a professora Rosiana Martins Barbosa e ouviu dos alunos o pedido para que no novo prédio também seja oferecido o Ensino Médio. O assunto é tratado no âmbito da SED (Secretaria estadual de Educação).

"É gratificante constatar como o governador Eduardo Riedel, de quem tenho orgulho de compartilhar as ações do Governo, trata a educação do nosso Estado. A gente v√™ a sensibilidade em cada detalhe e o compromisso com o Ensino Integral, a qualidade da formação e a preocupação em projetar Mato Grosso do Sul na vanguarda do aprendizado", saudou o vice-governador durante a visita.