CTG Querência do Sul embala o sábado de Dourados

Cultura gaúcha é celebrada em grande estilo no CTG Querência do Sul

CTG Querência do Sul embala o sábado de Dourados

O sábado, 12 de abril, foi marcado por uma animada celebração no CTG Querência do Sul, em Dourados, que recebeu cerca de 500 pessoas para a segunda edição do evento "Leitão no Fogo de Chão". O jantar, que serviu mais de 340 quilos de carne, foi o destaque da noite, seguido por apresentações culturais e confraternização animada.

Após o jantar, o grupo de danças da invernada Xirú subiu ao palco para uma performance especial. "Pode-se dizer que voltamos a ter casa cheia, após a pandemia", comemorou o peão Nico Silva.

O público presente foi diverso, composto não só por descendentes gaúchos, mas por admiradores da cultura gaúcha em geral, confirmando que Dourados abraça e prestigia essa tradição. Com um clima ameno, o salão ficou lotado de casais dançando e amigos colocando as conversas em dia, ao som da banda Aletechincha. A secretária Kelis Regina de Oliveira, que frequenta o CTG há três meses graças às aulas de dança de salão, destacou: "O CTG é muito acolhedor, aqui a gente faz amizade, ambiente familiar."

A festa, embalada pelo acordeão, atravessou a madrugada, consolidando novamente o CTG Querência do Sul como um espaço de celebração da gastronomia e das danças típicas de Mato Grosso do Sul.

Tradição e novas gerações

O evento também foi cenário para a cerimônia de passagem de faixa dos novos peões e prendas, reconhecidos após provas de conhecimento na cultura gaúcha. Na ocasião, o patrão do CTG, Maycko Decian, incentivou os jovens a continuarem promovendo os valores do CTG. "Que as pessoas que chegam à nossa casa se sintam acolhidas, e nós contamos com vocês para essa acolhida", afirmou.

Entre os destaques da noite, a pequena Maria Eduarda Casarin, com apenas 4 meses, chamou atenção como símbolo da integração entre Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul. Filha de uma gaúcha de Uruguaiana e um douradense de coração, Maria Eduarda representa o elo entre as culturas. "Quando cheguei ao Mato Grosso do Sul, não imaginava o quanto a cultura gaúcha era querida e apreciada. É isso que queremos transmitir para Maria Eduarda", disse a mãe, Mireli Morini.

Próximos eventos

A agenda do CTG Querência do Sul promete continuar movimentada. Ainda este mês, o espaço sediará a Fase Regional do FARGMS, com competições de dança, atividades esportivas, declamações e apresentações musicais. Já no dia 30 de abril, será realizado um grande bailão com o grupo gaúcho Manotaço.

Os ingressos para os próximos eventos podem ser adquiridos com a invernada adulta do CTG, pelo WhatsApp (67) 99888-0946, com Milena Boeira.