Você sabia que a camomila ajudar a tratar ansiedade e estresse?
As folhas e flores secas ou frescas da camomila podem ser consumidas em forma de chás
Considerando todas as propriedades calmantes, e promovem o relaxamento do corpo, o chá de camomila se torna um grande aliado no controle da ansiedade. Além de relaxar os músculos e diminuir os níveis de cortisol, a planta também tem efeito calmante.
O chá de camomila pode ajudar no tratamento da ansiedade, estresse e hiperatividade, porque contém apigenina, um flavonoide que acalma o sistema nervoso central e diminui os níveis de cortisol no organismo, um hormônio que está relacionado com o estresse. Conheça outros chás que ajudam no tratamento da ansiedade e estresse.
Possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar problemas no estômago, como náuseas, azia e má digestão.
Além disso, graças às suas propriedades antimicrobianas, o chá de camomila pode ajudar a prevenir o crescimento da Helicobacter pylori, que é uma bactéria relacionada com a gastrite e o surgimento de úlceras estomacais.
As folhas e flores secas ou frescas da camomila podem ser consumidas em forma de chás (infusão) puras ou misturadas a outras ervas, como a Melissa (erva-cidreira), para aumentar seu poder de ação. Além disso, podem ser usadas como compressas sobre a pele ou para produção de vapores inalatórios por possuir também alguns óleos essenciais voláteis.
A camomila é rico em luteolina, quercetina e esculetina, antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, ajudando a equilibrar os níveis de colesterol total e colesterol "ruim", o LDL, no sangue, prevenindo, assim, o surgimento que doenças, como infarto e derrame.
Além disso, os flavonoides presentes no chá de camomila também promovem a elasticidade e a saúde das artérias, melhorando a circulação de sangue e ajudando a evitar a pressão alta.