Você sabia que o Capim Santo ajuda no tratamento da gastrite?

O capim-santo contém compostos com ação sedativa

Foto: Pexels

Foto: Pexels

O capim santo (Cymbopogon citratus) tem se mostrado eficaz no auxílio do tratamento da hipertensão arterial, possui efeito calmante, anti espasmolitica, analgésico e bom sinergismo com antibióticos. Essas ações terapêuticas são produzidas, principalmente, pelo citral, composto do óleo essencial desta erva.

O capim-santo contém compostos com ação sedativa, como o citral, que atua no sistema nervoso central, melhorando o tempo e a qualidade do sono, ele também possui ação calmante e relaxante, podendo ser indicado para auxiliar no tratamento da ansiedade e estresse.

O capim santo pode causar enjoo, boca seca e diminuição da pressão arterial, podendo provocar o desmaio. Por isso, é recomendado que o uso do capim limão seja utilizado nas quantidades recomendadas.

O capim-santo pode auxiliar no tratamento da gastrite, porque contém ótimas quantidades de flavonoides e taninos, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, neutralizando e diminuindo a acidez no estômago e ajudando no tratamento do refluxo e da gastrite.

Além disso, o capim-santo também contém ótimas quantidades de mirceno, um composto bioativo com propriedade analgésica, ajudando a aliviar dores leves, como cólica, dor muscular e dor de cabeça.

Por possuir propriedades diuréticas, o capim-santo promove a eliminação do excesso de líquido corporal, diminuindo o inchaço da barriga, sendo uma opção interessante para incluir em dietas de perda de peso.

Nesse ponto, as duas profissionais de saúde são bem claras: toda cautela é pouca. "Não existe recomendação do consumo de chá para bebês.

O aleitamento materno deve ser exclusivo até 6 meses e até 2 anos complementado".

As coisas podem mudar com o passar do tempo, após os 8 meses. "Por aí, ele pode até ser consumido em pequenas quantidades, no máximo 2x ao dia, sem contar que precisamos ficar atentos ao aparecimento de reações alérgicas, algumas ervas podem causar reações em bebês abaixo de 1 ano".

Como preparar o chá de capim-santo, o chá de capim-santo é fácil de fazer e pode ser consumido 3 a 4 vezes durante o dia.

Ingredientes:

• 1 colher de sopa de folhas frescas de capim-santo;

• 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as folhas frescas picadas numa xícara e cobrir com água fervente. Tampar, deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar e beber em seguida.