Roberto Marsura e Carlinhos lideram disputa pela Prefeitura de Itaporã
Levantamento do Informa Comunicação e Pesquisa foi feito de 20 a 22 de setembro com 400 eleitores e registrado no TRE de Mato Grosso do Sul
Pesquisa realizada pelo Informa Comunicação e Pesquisa, entre os dias 20 e 22 de setembro, junto a 400 eleitores e registrada perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul sob o número MS-01207/2024, confirma a liderança de Roberto Marsura (PSDB) e Carlinhos do Escritório (PSD) na disputa pela Prefeitura de Itaporã e indica que eles seriam eleitos se a votação fosse hoje.
A Coligação "A Força do Povo, Por Uma Itaporã Cada Dia Melhor", formada pelo PSDB, Republicanos, MDB, Podemos, PSD, Cidadania, PT, PCdoB e PV, tem o apoio do atual prefeito Marcos Pacco, que chega ao segundo mandato com aprovação de 91% dos eleitores.
Na pesquisa estimulada, os entrevistadores perguntaram aos eleitores de Itaporã: "Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para prefeito?" Exatos 39,5% responderam que votariam em Roberto Marsura e Carlinhos, enquanto 33,8% declararam voto na chapa da oposição, encabeçada por Tiago Carbonaro (PP) e que tem como candidato a vice-prefeito Edilson Bigatão.
O candidato Beto Dorneles (DC) foi citado por 11,4% dos eleitores, enquanto 10,8% não sabem em quem votar ou não responderam e 4,5% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco. A margem de erro da pesquisa é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, que é aquela onde o entrevistador não apresenta nenhuma opção de nome ao eleitor, o percentual de indeciso em Itaporã é elevado faltando pouco mais de uma semana para as eleições. Nesse cenário as respostas para a pergunta "Se as eleições fossem hoje você votaria em quem para prefeito de Itaporã?" foram as seguintes: 37,3% afirmaram que ainda não sabem em quem votar, enquanto 28,5% indicaram que votariam em Roberto Marsura e Carlinhos e outros 26% declararam voto em Tiago Carbonaro e Edilson. Dos 400 entrevistados na espontânea, exatos 5,8% declaram voto em Beto Dorneles, 1,5% disseram que votariam nulo, 0,5% afirmaram que não votariam e 0,3% responderam que votariam em Marcos Pacco.
O levantamento também apurou a rejeição do eleitor aos atuais candidatos. O entrevistador do Instituto Informa Comunicação e Pesquisa apresentou o disco com os nomes e fez a seguinte pergunta: "Se os candidatos fossem estes, em quem você não votaria para prefeito de Itaporã?" exatos 28% não responderam ou não sabem em quem não votariam, enquanto 23,5% disseram que não votariam em Tiago Carbonaro de jeito nenhum e 21,3% responderam que não votariam em Roberto Marsura. Outros 20% disseram que não votariam em Beto Dorneles e 6,8% responderam que não votariam em nenhum dos nomes apresentados, votariam branco ou anulariam o voto.
As 400 entrevistas foram realizadas pelos pesquisadores do instituto Informa Comunicação e Pesquisa nas localidades do BNH, Carumbé, Centro, Cohab, Coimat, Irmã Daniela, Lagoa, Montese, Nova Era/Vitória, Pedra Bonita, Pioneira, Piraporã, Porciúncula, Rodeline, Santa Maria, Santa Terra, Santa Terezinha e União.
Sobre a pesquisa
O Informa Comunicação e Pesquisa apurou o quantitativo por meio de entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, dentro de setores selecionados aleatoriamente. Os entrevistados foram escolhidos com base em quotas proporcionais, considerando gênero (49% masculino, 51% feminino), faixa etária (15% entre 16 e 24 anos, 17% entre 25 e 34 anos, 18% entre 35 e 44 anos, 25% entre 45 e 59 anos 25% com mais de 60 anos), nível de escolaridade (11% analfabeto/lê e escreve, 27% ensino fundamental incompleto, 9% ensino fundamental completo, 16% ensino médio incompleto, 20% ensino médio completo, 7% ensino superior incompleto e 10% ensino superior completo) e nível econômico (11% sem rendimento ou com renda até 1 salário mínimo, 26% de 1 a 2 salários mínimos, 43% de 2 a 5 salários mínimos, 20% mais de 5 salários mínimos).
A pesquisa realizada pelo Informa Comunicação e Pesquisa em Itaporã tem nível de confiança de 95%, isso implica que em 100 pesquisas realizadas, os resultados se repetiriam dentro dessas margens em 95 delas. A margem de erro máxima estimada é de aproximadamente 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos.