Você sabia que os primeiros fones de ouvido só tinham um lado e pesavam 4 kg?
Os primeiro modelos, hoje, parecem quase irreconhecíveis
Os fones de ouvido estão entre os principais eletrônicos presentes no dia a dia dos consumidores. Seja na academia ou no trabalho, os acessórios são essenciais para ouvir músicas e fazer ligações com qualidade sem atrapalhar o ambiente ao redor. Apesar de sua popularidade, entretanto, poucos conhecem a história dos fones de ouvido.
Os primeiro modelos, hoje, parecem quase irreconhecíveis: tinham apenas um lado e não eram portáteis, por exemplo. Além disso, os fones como conhecemos atualmente foram previstos por um autor de ficção científica.
Ainda, a aviação foi responsável pelo desenvolvimento de uma das tecnologias mais populares no mercado hoje, presente em fones premium como os Amazon Echo Buds e os AirPods, da Apple. Confira, a seguir, a lista que o TechTudo preparou com oito coisas que você provavelmente não sabia sobre os fones de ouvido e que vão mudar sua relação com os acessórios.
1. Os primeiros fones de ouvido só tinham um lado e pesavam 4 kg
Os primeiros exemplares dos fones de ouvido foram lançados entre 1880 e 1890 para serem usados por operadores de telefones e rádios. O dispositivo foi projetado para ser usado em apenas um lado da cabeça justamente para que os profissionais pudessem ouvir o rádio e o ambiente ao seu redor. A configuração do aparelho contava com um alto-falante grande e pesado — de aproximadamente 4 kg — acoplado a uma haste que se ajustava sobre a cabeça. Com o tempo, os fones evoluíram para modelos estéreo, em que ambos os ouvidos recebem o áudio, proporcionando uma experiência sonora mais imersiva e equilibrada.
2. Criação em uma cozinha
O inventor americano Nathaniel Baldwin produziu os primeiros fones de ouvido similares com os que conhecemos na cozinha de sua casa em 1910. Em vez de ter apenas um lado, o dispositivo já contava com dois alto falantes e uma faixa para ajuste na cabeça. Considerado uma grande inovação científica para a época, o equipamento chamou a atenção da Marinha dos Estados Unidos, que o adquiriu. A invenção de Baldwin teve um impacto duradouro no campo do áudio pessoal e abriu caminho para a ampla variedade de fones de ouvido disponíveis atualmente.
3. A origem do cancelamento de ruído está na aviação
Presente nos fones de ouvidos mais modernos da atualidade, o recurso de cancelamento de ruído tem origem nas décadas de 1950 e 1970, quando a tecnologia começou a ser desenvolvida e aprimorada para aplicações específicas, como a aviação. Durante voos, os pilotos precisavam lidar com níveis elevados de ruído do motor das aeronaves, o que prejudicava a comunicação e o conforto auditivo. O princípio básico do cancelamento de ruído é a utilização de microfones embutidos nos fones de ouvido para captar os sons externos e gerar sinais opostos (fase invertida) para neutralizá-los.