Você sabia que a pimenta pode ser usada para aliviar a dor?

De fácil plantio, as pimentas se adaptam melhor ao clima quente

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

A pimenta é conhecida pelo gosto picante e é muito usada na culinária para dar mais sabor aos pratos. No Brasil, entre as mais conhecidas estão a pimenta malagueta, a dedo-de-moça, a de cheiro e a biquinho. O que nem todos conhecem são os benefícios da hortaliça. Rica em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio, ela também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

De fácil plantio, as pimentas se adaptam melhor ao clima quente e podem ser cultivadas em todo o território nacional. As espécies têm cores, formatos e tamanhos variados, podendo ser usadas como molho, em pó, em grãos ou até como planta ornamental.

No agronegócio a pimenta envolve segmentos que vão desde pequenas agroindústrias até a exportação por empresas multinacionais. Confira a seguir curiosidades sobre a pimenta que vale a pena conhecer.

1- Beber água não alivia a ardência

Ao contrário do que muita gente pensa, beber um copo d"água não alivia a sensação de ardência causada pela ingestão da pimenta. Ainda que a água ajude momentaneamente, o que acontece, na verdade, é que ela "espalha" a pimenta e piora o incômodo.

Como a pimenta se dissolve na gordura, é mais indicado beber um pouco de leite ou comer um pedaço de pão para acabar com a ardência.

2 -Pode ser usada para aliviar a dor

A capsaicina, composto químico encontrado em todas as pimentas, ajuda a aliviar dores musculares, de cabeça ou artrite reumatóide. A pimenta é usada como componente de adesivos que servem para diminuir as dores musculares.

3- Tem ação termogênica, antioxidante e anti-inflamatória

A pimenta é famosa por ser um alimento termogênico e, como acelera o metabolismo, é comum aparecer em dietas de emagrecimento. Além de aliviar dores, a capsaicina também tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Assim, pode impedir a formação de tumores, melhora o fluxo sanguíneo e combate o envelhecimento precoce.