Com 1° milagre reconhecido em MS, santo influencer tem canonização aprovada pelo papa

Após ser diagnosticado com leucemia, Carlo morreu em 12 de outubro de 2006

Segundo o Vatican News, Acutis será proclamado Santo durante o Jubileu de 2025 - Crédito: Site Carlo Acutis

Segundo o Vatican News, Acutis será proclamado Santo durante o Jubileu de 2025 - Crédito: Site Carlo Acutis

Carlo Acutis, conhecido como o primeiro santo influencer da Igreja Católica, teve a canonização aprovada pelo papa Francisco e o Conselho de Cardeais do Vaticano, nesta segunda-feira (01). Ele morreu de leucemia, em 2006, em Monza na Itália, quando tinha 15 anos.

O primeiro milagre do rapaz foi em Campo Grande, quando acredita-se que ele curou uma criança brasileira, que tocou em uma relíquia dele, no dia 12 de outubro de 2010. Em 2020, o Vaticano reconheceu o milagre e beatificou o rapaz.

O adolescente, nascido em 3 de maio, de 1.991, em Londres, na Inglaterra e criado em Milão, na Itália, era pertencente a "Geração do Milênio", apaixonado por computação e, por meio de um website de sua autoria, anunciava o catolicismo, a devoção aos milagres eucarísticos e aparições Marianas. Com isso, o rapaz ganhou fama de "padroeiro da internet".

Após ser diagnosticado com leucemia, Carlo morreu em 12 de outubro de 2006, como destaca o G1, dia da Nossa Senhora Aparecida, considerada pela igreja católica a padroeira do Brasil.

A mãe dele, Antonia Acutis, relatou a uma agência de notícias católica, que Carlo, após a primeira comunhão, participava assiduamente da Igreja Católica e nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário. Ela disse ainda que o rapaz era " um especialista em computação, lia livros de engenharia da computação e deixava todos maravilhados, mas colocava seu dom a serviço dos outros e o usava para ajudar seus amigos ".

No segundo milagre atribuído ao beato Carlo Acutis, ele curou uma jovem da Costa Rica, que após um acidente de bicicleta em 2022, estava internada com poucas chances de sobrevivência. Segundo o Vatican News, a costarriquenha Valeria foi curada dias após sua mãe rezar na tomba de Carlo, em Assis, na Itália.

O G1 destacou que um relatório apresentado pelo Cardeal Marcelo Semeraro durante o encontro descreveu Acutis como "acolhedor e carinhoso com os mais pobres, e ajudava os sem-teto, os necessitados e os imigrantes com o dinheiro que economizava de sua mesada semanal."

Segundo o Vatican News, Acutis será proclamado Santo durante o Jubileu de 2025. O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica celebrada em Ano Santo a cada 25 anos -- a última foi em 2000.