Estudante de Medicina implementa novo protocolo de atendimento em hospital de Pedro Juan Caballero

Novo protocolo desenvolvido por Arlene Maria promete otimizar o acolhimento e a classificação de pacientes, trazendo benefícios para toda a comunidade

Estudante de Medicina implementa novo protocolo de atendimento em hospital de Pedro Juan Caballero

O setor de Pediatria do Hospital Regional Anibal Leoncio Medina de Pedro Juan Caballero agora conta com um novo protocolo que promete otimizar o atendimento à população, graças ao trabalho da Médica Interna Arlene Maria, estudante do último semestre da Universidade Central do Paraguai (UCP) em Pedro Juan Caballero.

O protocolo, baseado no modelo Manchester, utiliza um sistema operacional padrão com base científica e classifica os pacientes em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, indicando a gravidade de cada caso. A cor vermelha representa os casos mais graves, enquanto a azul indica os mais leves.

A novidade trazida por Arlene Maria inclui a adaptação do sistema de cores ao fluxo do setor, com aprovação da médica responsável, visando envolver todos os participantes do processo de acolhimento: profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Além disso, o protocolo conta com um manual que define as classificações de risco e foi disponibilizado à equipe do setor, acompanhado de treinamento e divulgação pública da estratégia.

Anteriormente, na Urgência Pediátrica do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, a classificação era feita apenas no sistema, sem conhecimento por parte dos pacientes e acompanhantes sobre sua classificação ou tempo de espera.

Arlene Maria ressalta que uma das responsabilidades do médico interno é implementar ações para melhorar a assistência à saúde, adaptadas às necessidades e especificidades de cada setor. O novo protocolo busca humanizar o atendimento e trazer benefícios para pacientes, familiares e profissionais médicos envolvidos.

O trabalho de Arlene Maria contou com a supervisão da médica Zulmiria, tutora do projeto, e do médico Júnior Diniz, Coordenador de Internato da instituição.