Autoridades alertam para faculdade clandestina em Pedro Juan Caballero

Para atrair estes alunos, o UAL utiliza um selo de habilitação pelo CONES,

Autoridades alertam para faculdade clandestina em Pedro Juan Caballero

Um comunicado do Conselho Nacional de Educação Superior (CONES) informa que são ilegais as matrículas, pré-matrículas e qualquer tipo de publicidade e promoção por parte da Universidad Autónoma de Luque (UAL) em Pedro Juan Caballero.

O documento afirma que a UAL não possui qualquer autorização legal por parte das autoridades de educação superior do Paraguai. Mesmo assim, a entidade que ocupa a antiga sede da Universidad Privada Del Guairá (UPG), na Capital do Departamento de Amambay, vem funcionando normalmente com ofertas de vagas e aulas no curso de Medicina.

O CONES esclarece que os alunos matriculados e cursando classe, os certificados e títulos emitidos pela UAL não possuem qualquer validade. Ou seja, os universitários que estudam na faculdade irregular, correm o mesmo risco daqueles que concluíram o curso na UPG, que também não possui autorização de funcionamento, e que agora não conseguiram receber seus diplomas reconhecidos pelo CONES e estão impedidos de exercer a profissão ou participar de processos como o REVALIDA ou o Programa Mais Médicos do governo brasileiro e até mesmo no Paraguai.

Com a falsa promessa de progressão de semestre e descontos nas mensalidades, dezenas de estudantes deixaram as faculdades reconhecidas pelo CONES e se transferiram para a UAL e agora podem perder o dinheiro investido, tempo de estudo e ainda não serem aceitos pelas antigas instituições de ensino por cursarem alguns semestres em uma universidade fantasma.

Para atrair estes alunos, o UAL utiliza um selo de habilitação pelo CONES, o mesmo órgão do governo paraguaio que está denunciando as irregularidades que a faculdade está cometendo, oferecendo curso sem estar devidamente habilitada. Com isso, o prejuízo acaba ficando mesmo para centenas de brasileiros que acabam se matriculando nestas instituições irregulares.